92 / 100

Foto para E-commerce: saiba quais os cuidados necessários na hora de fazer uma foto

A primeira impressão do seu site ou loja precisa ser boa. Isso é muito importante quando você trabalha com vendas de produtos online.

gi 2

POR GISELLE VERÍSSIMO

Encante seu cliente

Então o que fazer para seu cliente se interessar por um produto? Existem diversas formas para isso. 

Uma delas é a fotografia, por exemplo. 

Cada foto ruim ou amadora é um incentivo a mais para você não fazer vendas.

Ter fotografias bem elaboradas fará com que seu cliente se sinta confiante para comprar. 

Ela mostra o produto mais real pra quem está comprando. 

Portanto é preciso pensar muito bem como irá dispor seu produto para que ele fique “bem na foto”.

A imagem se torna automaticamente o seu vendedor, por assim dizer. 

Mas de uma maneira mais barata, pois não será necessário pagar por todo o processo de ter um funcionário, não é mesmo? 

Dentro do e-commerce é impossível que o consumidor toque no produto, veja o tamanho exato, sinta a textura e veja sua qualidade.

Uma maneira de convencê-lo a comprar é oferecer aquilo que o produto tem de melhor, com riqueza de detalhes e ângulos que favoreçam a venda, detalhes que entregam a informação necessária para se compreender aquilo que se deseja comprar.

É preciso conhecer seu produto e explorar o melhor que ele pode oferecer para seu cliente. 

A fotografia de produto especializada é uma grande ferramenta para ilustrar o que você quer vender. 

Aprender como tirar boas fotos de seus produtos será um passo além para sua empresa.

Credibilidade e segurança

Pense nisso quando for escolher as fotografias de seus produtos

Se coloque no lugar do cliente: o que ele precisa ver para comprar? 

A foto está entregando tudo o que o produto pode oferecer a ele?

Dica: Uma foto profissional pode vender bem mais, pois passa credibilidade, mostra ao seu cliente o que ele não pode tocar. 

Agrega valor à sua marca e passa segurança ao seu cliente, pois suas fotos são a primeira coisa que ele irá ver em sua loja. 

Para 67% dos consumidores, a qualidade da fotografia do produto influencia muito na decisão de compra, diz o SEBRAE.

É muito importante aprender como direcionar o olhar do seu cliente para os detalhes que agregam valor ao produto. 

E principalmente procure ter sempre um feedback, como por exemplo, se as fotos agradaram e fizeram entender. 

Isso com certeza irá trazer novos olhares para suas fotos. 

Saber o que seu cliente achou da experiência durante compra e o que o agradou, irá te ajudar a melhorar a sua ficha de produto como um todo e consequentemente aumentar suas vendas.

foto-para-e-commerce-fotografar-com-celular

Tenha a fotografia de produto a seu favor

A fotografia de produto é poderosa se for bem utilizada, mas também pode destruir a imagem de um produto ou o que quer que seja fotografado. 

O ângulo mal escolhido ou uma iluminação errada pode arruinar o seu negócio. 

Um dos maiores problemas no e-commerce hoje em dia é a devolução. Tudo isso por conta de uma interpretação errônea de um item comprado.

Vale ressaltar que, antes de qualquer coisa, é preciso estudar o produto, ver seu formato, textura, tamanho e para qual finalidade ele será, pois nesse caso, o ângulo faz toda diferença.

Outro aspecto importante é a composição. A forma que você quer dispor o produto pode valorizar ou detonar a fotografia. 

Produtos caros, sofisticados, como vinhos, joias, entre outros é necessário evidenciar o seu ponto principal. Procure sempre dar valor a peça em suas fotos.

E por isso que é preciso estar disponível sempre que possível para aproveitar qualquer oportunidade que seu negócio possa oferecer para seu potencial cliente.

A fotografia de produto é para despertar, principalmente, os sentidos, como desejo de possuir ou comprar ou até mesmo status.

Pois quando uma fotografia é bem feita, seu possível comprador cria a expectativa de receber no mínimo o que ele está vendo na foto que você dispôs em seu site.

Seja atencioso com o produto! 

Não fotografe produtos que estejam sujos, amassados, rasgados, quebrados ou qualquer outra coisa que o denigra, pois a foto ressalta também essas imperfeições. 

Lembre-se que a fotografia de produto serve para que seu cliente se imagine com aquilo em mãos.

Para seu e-commerce ter êxito você terá muito trabalho. 

Seja no planejamento de toda a estrutura, seja na criação da loja virtual ou escolha da plataforma que se adequa a sua estrutura, na forma de atendimento, controle do estoque, receita e despesas em geral. 

Além de tudo isso é preciso ter imagens que destaquem seus produtos.

É nesse ponto que você pode ganhar dos concorrente. A quantidade e qualidade das imagens de seus produtos que agregam valor é imprescindível para a decisão de compra, pois ela é sua vitrine, onde seu cliente olha em primeiro lugar dentro de um site.

De acordo com o EQI, indicador que mede a qualidade da experiência de compra no e-commerce brasileiro, o foco da visão do consumidor em uma vitrine digital está, na maior parte do tempo, nas imagens dos produtos.

Por isso muitos lojistas costumam focar muito seus esforços em ter fotos de qualidade e passar tudo o que o produto oferece, seja com várias fotos, de ângulos que favorecem e mostre o produto da melhor forma, principalmente nos detalhes. 

Normalmente, quando o produto permite, é utilizado de 3 a 4 fotos cada. Quanto mais detalhes você destacar, melhor!

Fotos de qualidades converte mais vendas

Simplesmente porque seu cliente sabe o que está comprando só olhando as fotos de seu produto. 

É com elas que seu cliente tira possíveis dúvidas, entende rapidamente o que você vende e principalmente mostra o quanto você tem cuidado com o que ele precisa ver em sua mercadoria.

A imagem é a maior influenciadora de decisão de compra do produto. 

É através dela que o consumidor clica para ir até seu site na rede de pesquisa ou redes sociais e que o inspira a comprar ou não o produto.

Por que ter imagens próprias?

Quando você possui imagens feitas por você ou quando você contrata um fotógrafo, você pode, com imagens específicas, direcionar o olhar do seu cliente para detalhes que são importantes para a venda. 

Isso ajuda a tirar as dúvidas sobre algum encaixe, uma função ou até mesmo tipo de material que seu produto foi confeccionado.

De acordo com um teste A/B realizado pela Visual Website Optimizer (software flexível de testes variados), imagens maiores aumentam as vendas em até 9,46%. 

São aquelas imagens que é possível ver mais detalhes na ferramenta de lupa ou zoom que algumas plataformas oferecem. 

Nela é possível ver o produto bem aproximado e com qualidade, devido a resolução da imagem ser maior. 

Ou seja, em toda jornada de compra do seu potencial cliente, ele está olhando as imagens que você fornece.

No dia-a-dia tão concorrido como o temos hoje, a diferença entre vender por desejo ou por preço pode ser exatamente as fotos de produtos que você disponibiliza para seu possível cliente.

As imagens que seu fornecedor oferece não foram pensadas para o consumidor final. 

Por isso tem muitas interferência, tirando o foco do produto em si. 

Possuem a variação de cor na mesma imagem, normalmente tem apenas um ângulo, na maioria das vezes frontal ou perfil (45 graus) entre outras coisas que só você precisa saber para comprar, mas que para o consumidor final não interessa.

Foram essas imagens que fez você e seu concorrente adquirir deles.

Todos que venderão esse produto terão a mesma imagem. O que você terá de diferencial nas imagens de seus produtos?

Quando seu cliente navega em sua loja, principalmente se ele já veio do seu concorrente, que contém as mesmas, a decisão de compra passa a ser apenas por preço, já que ele sabe que é exatamente o mesmo produto.

Agora se você apresentar imagens diferentes, com ângulos que favoreçam e mostrem detalhes ou funções que o produto possui, isso sim é um diferencial. 

Seu cliente sentirá mais confiança em comprar de você. 

O preço é um fator decisivo sim, porém se sua plataforma estiver padronizada de forma a agradar visualmente seu cliente, com imagens bem feitas e com uma quantidade que mostrem o produto de maneira completa.

Seu consumidor terá mais desejo de comprar com você.

Fotos melhoram a conversão em vendas

Falando um pouco mais técnico sobre imagens para uma conversão melhor, segue algumas dicas de melhorar ainda mais suas vendas:

Foco da imagem: Quando você fotografa, precisa ficar atento ao foco, pois a imagem com foco no lugar certo (seu produto) o olhar do cliente é direcionado diretamente o foco da imagem.

Qualidade da imagem: A nitidez de uma foto de produto é muito importante, é o principal fator que você deve ver e rever antes subir sua imagem. 

Com a nitidez certa seu cliente consegue ver os detalhes e passa mais confiança de receber o que está vendo no momento da compra.

E lembre-se: para fidelizar seus clientes em seu e-commerce você deverá oferecer uma ótima experiência online sempre e não só com fotos de qualidade, mas com todos os aspectos do seu site. 

Desde de sua propaganda que chamou atenção e o levou até seu site, atenção com as cores escolhidas para compor a loja como um todo, tudo em que você cria o desejo de compra.

É muito importante vender uma ótima experiência de compra, não só um produto. 

Isso gira em torno e vários aspectos: Desde o atendimento, se sua plataforma oferece uma agilidade nos processos, nas descrições dos produtos tendo uma boa escrita e que cative seu cliente, até a segurança na hora da compra.

São esses fatores que farão você se diferenciar do mercado e torná-lo único!

6 Dicas para Melhorar seu E-commerce

1- Ofereça a possibilidade do zoom na imagem

Certifique-se de que é possível dar um zoom nas imagens para poder avaliar a mercadoria nos seus mínimos detalhes. A imagem deve permanecer em boa qualidade, mesmo quando aproximada, e realmente destacar os detalhes do produto que está sendo vendido.

2- Aposte em um fundo neutro

Quando o assunto é foto de produto, o principal objetivo é que a mercadoria seja o destaque! 

Por isso, na maioria dos casos, a melhor coisa a ser feita é apostar em um background simples e neutro.

Entre as opções estão branco, bege, cinza ou preto. 

Na maior parte das vezes, a aposta mais segura é no branco: é clean e facilita o trabalho, principalmente no caso de fotógrafos iniciantes.

Seja uma folha de papel ou até mesmo um lençol, optar por um fundo branco irá proporcionar o efeito desejado para a imagem, evitando que a cor do fundo interfira na cor real de seu produto.

 

3- Tenha um conjunto consistente

Para valorizar sua marca e proporcionar para seu cliente uma experiência de compra coesa, as fotos dos produtos da sua loja virtual devem ser consistentes.

Independentemente de você usar ou não Flash, background, modelo ou manequim, a parte importante é que as decisões criativas se estendam a todos os produtos expostos no e-commerce.

Muitos empresários optam por eles mesmos produzirem e tirarem as fotos das mercadorias ou contratam um fotógrafo especializado para fazer isso. 

Isto depende do que você considera mais adequado ao seu negócio e às suas habilidades e possibilidades financeiras.

Mas pense bem! 

Isso pode ajudar e muito sua empresa, deixando mais tempo para você resolver tantas outras coisas que o lojista tem para deixar seu e-commerce funcionando.

4- Padronização das Imagens

Pense em seu público alvo, na sua persona e mantenha uma coerência em suas fotos. 

Uma dica simples, mas que muitos por algum motivo ignoram, e que visualmente faz uma diferença enorme em seu site é a padronização da composição das fotos.

Portanto tenha um estilo em que seu público se identifique e o mantenha sempre. 

Isso te ajudará a agregar valor à sua marca e seus clientes, sempre que olharem uma foto com seu estilo, irão lembrar da sua marca.

É interessante que, se for usar um fundo diferente em suas fotos, por exemplo, mantenha uma cor que seja de acordo com a identidade visual de sua loja virtual. 

O mesmo vale para a disposição dos seus produtos. 

Sempre que possível mantenha eles na mesma posição e orientação, ao menos dentro de um mesmo tipo de produto ou categoria. 

Portanto, veja qual é o estilo que seu site terá e como os produtos podem caber nele. 

Mantenha o mesmo ângulo para produtos de uma mesma categoria. 

Isso ajuda a criar uma referência para cada produto de maneira que ajude seu cliente a encontrar com mais facilidade modelos daquele produto.

Além disso, o modo que você renomeia seus arquivos também é muito importante. 

Para auxiliar os buscadores a encontrar seu site de maneira mais assertiva é recomendado a utilização de técnicas de SEO, tanto para a descrição do seus produtos, onde é necessário fazer um texto único e bem explicativo sobre o que você vende e na hora de inserir as imagens na ficha cadastral dele.

 

5- Renomear arquivos – Tag Title

O nome do arquivo da imagem precisa explicar o que é aquela imagem. 

Ele precisa conter algumas informações, como cor, material, entre outras que sejam relevantes para os robôs de buscas consigam “ler” do que se trata a imagem e se ela é condizente com o produto. 

como-tirar-fotos-de-produtos-teko-green-detalhe

Nome do arquivo: _DSC8148. Você consegue entender o que está sendo vendido se a única informação que você pudesse ter seria só o nome do arquivo? 

É assim que os buscadores entendem. 

Quando mais ilustrativo for o nome, melhor a compreensão dos robôs e ajuda no ranqueamento.

Portanto o nome precisa, neste caso, ser assim: kit-de-canudos-em-aco-4-unidades.jpeg. 

Mesmo sem ver a imagem, conseguimos imaginar como ela é com um nome desses, certo?

Em resumo, preste atenção na hora de renomear suas imagens. 

Isso facilita o trabalho na hora de fazer a otimização de seu site.

6- Atributo Alt – Alt Text

O atributo alt text é um fator muito importante para o SEO. 

Serve para descrever o conteúdo da imagem. 

Ele ajuda pessoas com deficiência visual a saber do que se trata a imagem e também são mostradas quando o navegador não consegue carregar a imagem por algum motivo. 

Além disso é um fator muito importante para os buscadores entenderem se aquela imagem é relevante para o usuário.

Tente padronizar as imagens de forma que o alt text, o nome do arquivo e o título da imagem fiquem com o mesmo nome. 

Assim elas ajudarão a você ranquear melhor e, consequentemente, vender mais.

Conclusão

Ter boas fotos de seus produtos é uma mistura de técnica e criatividade. 

Mas para que isso aconteça é preciso praticar bastante, só assim você chegará a um bom resultado. 

Não desanime. 

Renovar as imagens de produtos da sua loja virtual pode demorar um tempo e exigir muita dedicação e, claro, muitos cliques. 

Mas vale a pena.

A conversão será sua prova.

Portanto busque inspiração em outras lojas virtuais e redes sociais que você acha interessante, veja o que está sendo feito na internet e anote o que funciona e o que não funciona.

As fotos de produtos são parte essencial da estratégia que vai levar sua loja virtual a ter muito sucesso. 

Imagem é paixão e é esse o sentimento que pretendemos despertar no visitante para fazê-lo clicar no tão famoso botão comprar.

Boas Fotos!

CADA FOTO RUIM É UM INCENTIVO A MAIS PARA VOCÊ PERDER A VENDA

mude este cenário

×