89 / 100

COMO A FOTO STILL PODE MUDAR A FORMA DE VOCÊ VENDER​

A foto still é uma imagem simples, feita em fundo branco e com apenas o seu produto em destaque

gi 2

POR GISELLE VERÍSSIMO

 

Seja em plataformas prontas, marketplaces ou sites, é sabido que a fotografia still de qualidade é um dos principais elementos para que uma ficha de produtos seja completa e que atraia seu cliente para a compra. 

Com a padronização pelos grandes E-commerces no mundo todo, é fácil saber quando uma loja online se destaca das demais

Ela possui fotos com fundo branco e com um padrão de cores fiel, onde seu cliente não terá dúvidas do que está vendo.

A fotografia still nada mais é do que um produto fotografado em um fundo sem interferências ou ambientação para ser colocado em uma loja virtual para venda do mesmo. 

Ela é utilizada para a demonstração do produto de forma visual, sem movimentos, mostrando e valorizando detalhes da peça para melhor compreensão.

Com ela é possível vender um produto sem o contato direto com um vendedor, por exemplo. 

Se o produto for bem fotografado, em vários ângulos e de forma que consiga mostrar a funcionalidade daquele item, ela agrega mais informação a sua descrição, fazendo com que o consumidor tenha uma noção melhor do que você vende.

Ela tem um papel fundamental no quesito profissionalismo do site. 

Ela torna sua loja mais atraente, visualmente chamativa, onde seus produtos se destacam no fundo branco, padrão do e-commerce atualmente.

Nela é possível deixar seu produto em evidência, sem nenhum ambiente ou junto de vários produtos.

E por isso, a 1001 Clicks® vem trabalhando a cada dia para melhorar as técnicas e busca sempre qualidade, nitidez e cores fiéis nas imagens, para que seu produto seja bem representado e com isso, ajude sua marca a crescer perante a concorrência.

A grande demanda

A grande demanda de lojas ingressando no sistema de marketplace ou até mesmo abrindo seus próprios e-commerces trazem uma dúvida com eles: 

Como se destacar? 

Como ter um diferencial perante meus concorrentes? 

Quero abordar as melhores técnicas para se valorizar ainda mais seus produtos.

Se as imagens são importantes para o sucesso de uma loja virtual, é claro que é preciso investir nesse ponto para alcançar uma posição de relevância no mercado. 

Portanto, confira o que é preciso para tirar boas fotos para o seu e-commerce.

Prepare-se

O primeiro passo para tirar fotos legais para seu e-commerce é se preparar para a tarefa. 

Um bom caminho é investir em um curso de fotografia

Há diversas opções presenciais e, ainda, online, para quem não tem tempo e flexibilidade de horário.

Na hora de escolher o melhor curso também é importante e atentar para as características da sua loja virtual, já que fotos de itens de vestuário, por exemplo, têm características completamente diferentes das fotografias de produtos eletrônicos ou de joias. 

Organização

Tenha em mente que organização é fundamental para o seu luxo de trabalho funcionar. 

Separe os produtos por tamanho, cor ou até mesmo complexidade. 

Se são grandes ou pequenos, enfim. 

Além disso, crie uma forma de organização que facilite o trabalho e você consiga fotografar com mais facilidade.

Limpeza

Digitais, pêlos, aspecto engordurado ou alguma interferência que não seja do produto são um problema quando não preparamos o produto para fotografar. 

Limpeza é um dos principais aspectos que devemos prestar atenção.

Com uma flanela anti estática e pincel macio pode-se limpar o produto de forma eficaz. 

Usar luvas de tecido também é uma boa pedida para manusear o que se quer fotografar. 

Assim suas fotos ficarão limpas e sem aquelas marquinhas de dedos ou até mesmo poeira.

Investa em um equipamento de qualidade

Por melhor que seja o fotógrafo, sem um equipamento de qualidade é bem provável que as fotos não fiquem tão boas quanto poderiam. 

Procure uma boa câmera fotográfica e, também, invista em todos os acessórios necessários para melhorar a qualidade das imagens, como tripé, lentes, iluminação, entre outros. 

Seu investimento vai valer a pena.

Conheça as funções que seu equipamento pode ajudar você, seja a máquina fotografia ou até mesmo o celular. 

Iluminação ou rebatedores são muito importantes para se fazer uma boa foto. 

Eles ajudarão a iluminar de forma correta. Descubra suas funções e o que ele tenha a oferecer. 

Testes e mais testes são necessários para chegar o resultado que quer.

Ambiente

Use sempre ambientes bem iluminados, limpos e com cores neutras, para não influenciar na cor do produto. 

Se não for passagem de pessoas é ainda melhor.

Tenha atenção à luz

A luz faz toda a diferença nas fotos. 

Na maior parte das vezes, quando o assunto é iluminação, a melhor opção é usar a luz natural mesmo. 

Ou seja: fotografar seus produtos em um ambiente externo ou interno, mas próximo a uma janela com luz indireta.

Se fotografar ao ar livre não é uma opção, você pode fazer uma tenda simples, para conseguir a luz difusa ideal para uma boa foto.

Paciência

Fotografe tudo que seu produto pode proporcionar, assim você poderá oferecer mais opções de ângulos e detalhes aos seus clientes. 

Paciência é a alma da fotografia.

Valorize seu produto

Você sabia que o ângulo pode engrandecer ou até mesmo desvalorizar seu produto? Isso mesmo!

Vou dar um exemplo: Uma garrafa de champanhe daquelas bem caras. 

Para valorizá-la, muitos fotógrafos usam a iluminação de forma que o realce a cor da garrafa e sua forma seja bem delimitada e definida. 

Linhas e volume em seu entorno enaltece e destacam ele do fundo.

Portanto escolha fotografar de baixo para cima, ou seja, colocar a câmera num ângulo abaixo do nível do produto ou no mesmo nível da mesa. 

Isso torna-o imponente e você transmite o verdadeiro valor que ele possui, além disso, o diferencia dos produtos mais baratos. 

Mostra ele maior e grandioso, valorizando de uma forma simples. 

Só com essa simples escolha de ângulo já passa que ele é um produto importante e de valor.

Em primeiro lugar, tome cuidado na escolha da posição de sua câmera para não distorcer a imagem. 

Da mesma forma, mantenha sempre as proporções. 

Às vezes só fotografar não é o suficiente. Tratamento na imagem pode ajudar e muito! 

Nem sempre as fotos saem perfeitas e precisamos dar aquele jeitinho nelas depois de descarregá-las no computador ou organizá-las no celular.

Seja em sua cor, brilho, contraste ou aquele sujeirinha que passou despercebida.

Incorpore ângulos alternativos

Fotos de produtos que alternam diversos ângulos são outro item indispensável. 

Lembre-se: você quer proporcionar para o seu cliente a experiência de compra mais próxima possível a que ele tem quando entra em uma loja física e tem a possibilidade de pegar o produto e olhá-lo com atenção, de todos os ângulos.

Crie uma galeria de produtos composta por fotos de diferentes ângulos e, ainda, de diferentes distâncias, oferecendo ao cliente a possibilidade de analisar os mínimos detalhes da mercadoria em que ele está interessado.

Tenha uma imagem para cada cor ou variação

foto-still-variacao

Se sua loja virtual tem produtos que são vendidos em três opções de cor ou com variações, por exemplo, é importante ter uma imagem para cada uma delas.

Clientes gostam de ver como o produto que ele vai comprar é em uma cor específica para não correr o risco de fazer a compra e, quando a mercadoria chegar em sua casa, ele constatar que o item é completamente diferente do que ele imaginou.

Pesquise sobre seus concorrentes e veja como eles fazem. Quais as técnicas utilizadas e use a sua criatividade para se diferenciar. 

A taxa de conversão no e-commerce cresce 20% em produtos com mais de 3 imagens. Esses são dados de uma pesquisa feita pelo E-commerce Brasil.

Objetos grandes x Objetos pequenos

A escolha da lente é essencial para fotografar com qualidade objetos grandes e pequenos. 

Caso o produto tenha tamanho bastante reduzido (como uma joia, por exemplo) é recomendado utilizar uma lente macro.

Caso sua câmera não seja profissional, é simples: basta procurar no equipamento o modo Macro, que ajusta de forma automática os recursos da câmera para conseguir boas fotos.

 Apenas assim você conseguirá captar os detalhes dos objetos.

Tamanho e resolução das imagens

Tamanho é algo muito preocupante quando nos referimos a internet. 

Cada byte é precioso e precisamos saber como fechar nossas fotos de forma que não fique pesadas e nem percam qualidade.

Além disso, é importante utilizar de funções de fechamento de arquivo com a função salvar para web, onde ajustamos as funções para deixar a foto no tamanho necessário, sem perder qualidade. 

O tamanho menor favorece no carregamento da página de sua loja, dando uma boa experiência para o usuário final.

Tratamento de imagens complementa a fotografia

Tratamento de imagens, para muitos, é uma coisa desnecessária ou perda de tempo. 

Mas você pode conseguir resultados ainda melhores, caso aquela foto não tenha ficado da forma que você desejou, mas não tem tempo para refazê-la, ou por qualquer outro motivo.

Os softwares que podem ser utilizados para essa função são o Adobe Photoshop e o Adobe Lightroom (adquirir a licença deles será necessária para utilizar mais de 7 dias) e o Gimp (programa gratuito).

foto still semelle

Acompanhe abaixo como é o processo do tratamento da imagem acima:

Como pode ver, o tratamento adequado torna a imagem muito mais bonita e profissional, mesmo que a foto não esteja tão bem feita. 

Com boas técnicas de edição é possível melhorar e muito uma imagem ruim. 

Além disso, se você pensa em terceirizar o serviço, diminui os custos na hora do envio dos produtos. 

Você pode fazer as fotos e mandá-las para um estúdio de fotografia ou um profissional de design por meio da internet, sem precisar se preocupar com correios, taxas de envio, entre outros.

Utilize o tratamento apenas para corrigir aspectos cromáticos, de nitidez ou tirar uma sujeirinha que acabou ficando na peça ao fotografar, mas por outro lado, nunca altere sua forma. 

Seja o mais fiel possível no que se diz respeito a fotografar seus produtos. 

Ou seja, exponha seus produtos de maneira correta para não ter divergências no futuro.

Por tanto, busque iluminar corretamente para não alterar as cores e encontre o ângulo certo para não distorcer a peça.

Com o avanço na tecnologia ligada aos Smartphones, a cada dia surgem mais aplicativos com inúmeras funções.

Entre os que mais fazem sucesso são os que editam fotos, mas assim como nas funções de sua câmera, os aplicativos podem lhe oferecer muito mais do que você imagina. 

Existem aplicativos que te ajudam a tratar suas fotos, deixando as imagens dos produtos com um aspecto melhor, ajustando suas cores, corrigindo alguma imperfeição.

São diversas ferramentas que ampliam a possibilidade de melhoria numa imagem, mesmo ela sendo bem fotografada.

 É preciso se atentar a como dispor bem seu produto em uma fotografia para evitar problemas no futuro. 

Um produto fotografado de maneira errada pode, em outras palavras, passar uma ideia errônea daquilo que esteja vendendo.

CADA FOTO RUIM É UM INCENTIVO A MAIS PARA VOCÊ PERDER A VENDA

mude este cenário

×