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Qual é a melhor maneira de se ter Fotos Melhores para sua Loja Virtual?

O mais simples, muitas vezes, é o que funciona para fotografar um produto.

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POR GISELLE VERÍSSIMO

Você precisa aprender como tirar fotos de produtos para vendê-los na internet, mas não tem a menor ideia de como começar?

Não se preocupe! Nós preparamos este texto especialmente para que você possa entender e aprender como fotografar seus produtos e mostrar como você irá impactar diretamente nas vendas de seu e-commerce.

Somos especialistas em fotografia de produto desde 2009, sempre voltado para e-commerces e marketplaces, juntamente com tratamento de imagens. 

Há uma grande procura por dicas de como fotografar produtos, por isso resolvemos desenvolver esse texto, onde você poderá ter noção do que é preciso fazer para se obter uma boa foto e melhorar suas vendas.

Fotografar produtos, acima de tudo, requer tempo e estudo, mas não é um bicho de sete cabeças. 

Por isso esperamos poder te ajudar a fotografar seus produtos de maneira correta e com isso fazer com que seus clientes se encantem com suas fotos.

Afinal são elas que serão a vitrine de sua loja, certo? 

Elas farão com que seu cliente tenha certeza do que está comprando e irão te ajudar a passar confiança, profissionalismo e empatia.

Dicas e técnicas

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Vamos te mostrar algumas das técnicas e truques que utilizamos para você mesmo fazer as fotos de seus produtos. 

Pensamos nisso, pois é complicado buscar informação completa na internet sem enrolação. 

Procurar o que é necessário para fazer essas fotos em vários tutoriais é uma perda de tempo. 

Focamos em utilizar poucos recursos e acima de tudo, sem que você precise investir valores exorbitantes em equipamentos.

Iremos abordar, por exemplo, temas sobre como fotografar produtos com equipamentos simples, acessórios e iluminação caseira mesmo, mas com o resultado muito próximo de uma fota profissional.

As imagens são o que há de mais importante na web. Elas que garantem, acima de tudo, o sucesso de vendas que toda loja virtual precisa. 

É imprescindível investir nas fotos do seus produtos para obter um retorno satisfatório.

Muitos lojistas sentem a dificuldade quando precisam expor seus produtos, por exemplo, nas plataformas de marketplace. 

São muitas regras, formas específicas de como as fotos precisam ser e como o produto precisa estar, de maneira que atendam todos os requisitos necessários. 

Portanto resolvi compartilhar algumas técnicas de como tirar fotos de produtos para vender mais, seja em sua loja virtual, e-commerce ou nos marketplaces.

Qual é a primeira coisa que você pensa quando está prestes a lançar um novo produto? 

Em como expor meu produto pra atrair o cliente certo!

Qual é a primeira coisa que você pensa quando está prestes a lançar um novo produto? 

Em como expor meu produto pra atrair o cliente certo!

Como posso tirar a foto perfeita?!

Quando se trata de fotografia de produtos, tendemos a acreditar que precisamos de uma configuração sofisticada, câmeras caras ou um fotógrafo profissional para nos ajudar a tirar a foto perfeita. 

Na realidade, você poderá fotografar com seu smartphone, porém com se aprimorando com as técnicas corretas. O que você irá precisar:

  1. Seu smartphone
  2. A configuração correta
  3. A técnica certa
 

Que câmera devo comprar? 

Muitos empreendedores e proprietários de pequenas empresas nos perguntam qual câmera recomendo para as fotos dos produtos. 

Nossa resposta é sempre a mesma. A única câmera que você precisa é aquela que você carrega com você o dia todo, seu smartphone!

Como obtenho a configuração? 

Primeiro você precisará de um ambiente propício para a fotografar seu produto. 

Isso pode ser um mesa de café, balcão da cozinha ou qualquer outra área que você possa configurar e se sentir confortável tirando fotos. 

Você também precisará de algum tipo de iluminação. 

Pode-se usar luz natural, como luz solar ou luz artificial de uma mesa de luz. 

Uma boa iluminação é crucial.

Preciso de um tripé? 

Um tripé é sempre recomendado para a estabilidade e ajudará a eliminar qualquer tremor ou irregularidade nas suas fotos. 

Um tripé também garante que a altura e os ângulos das suas fotos permaneça consistente com cada click.

Para evitar fotos borradas, os tripés podem ajudá-lo a tirar uma foto mais estável, mantendo uma altura e distância consistentes do seu produto. 

Dessa forma, você pode tirar várias fotos do produto enquanto mantém uma proporção consistente entre o quadro e o objeto.

A fotografia do produto é sobre tentativa e erro. 

Pegue uma caneta e um papel e anote todos os usos que puder imaginar sobre seu produto, assim encontrará ângulos que demonstre todas as suas funcionalidades e qualidades.

Por exemplo, se sua marca produz cosméticos como esmaltes, você pode estilizar o imagem do produto usando a tinta com seu pincel. 

O objetivo é encontrar usos do produto, misturar e combinar para fazer várias fotos, para que você escolha a que fique melhor. 

Essas sessões de fotos são excelentes para postagens de anúncios no Instagram e campanhas de marketing no Facebook.

É aqui que chegamos à parte técnica porque a fotografia do produto é de dois tipos:

  • Produto em fundo branco
  • Produto em uma configuração natural ou ambientado.

 

Em primeiro lugar, se você está apenas começando, deseja praticar com um fundo branco, uma mesa de luz oferece a você o conforto de capturar imagens de produtos, enquanto reduz sombras e eliminando tons agressivos da luz ambiente.

As imagens de fundo branco também são mais fáceis de editar se você estiver usando alguma edição com programas específico. 

Como essas imagens têm menos distrações, seu produto simplesmente sai chamando a atenção de um possível cliente.

Configurações da câmera

Comece classificando as configurações de foto da sua câmera, o que significa que você saiba como usar o ISO, abertura e velocidade do obturador. 

Todos os três fatores controlam a quantidade de iluminação do seu objeto. Veja mais em Pilares da Fotografia.

Já imaginou o que faz algumas fotos parecerem obras de arte? 

Vamos nos aprofundar nos seguintes conceitos que transformarão suas fotos em obras-primas.

Equilíbrio

O equilíbrio organiza os elementos além do produto principal que compõem a foto de maneira que haja igualdade de ambos os lados. 

Isso pode ser feito de três maneiras:

  • Simetria: ambos os lados refletem o mesmo assunto como um espelho.
  • Assimetria: elementos contrastantes em partes iguais podem equilibrar a imagem.
  • Simetria radial: elementos igualmente espaçados em torno de um ponto central.

Ênfase

Uma ênfase ou um ponto focal é o aspecto mais importante da imagem. 

Por ter um ponto focal aparente, você orientará os olhos do consumidor para ver o que você deseja que ele veja. 

Se o seu ponto focal não for claro ou óbvio, sua foto terá um impacto significativamente menor.

Padrões

Nossos olhos estão programados para procurar padrões. 

Ele ajuda a destacar o produto na imagem e evocar emoções dos consumidor. 

Compreender esses elementos e explorá-los ainda mais fará uma diferença enorme para as fotos dos seus produtos.

Siga a regra dos terços

Ao tirar uma foto, imagine que seu quadro está dividido em uma grade 3×3. 

Para obter o melhor equilíbrio para sua foto, verifique se o produto está alinhado ao longo das linhas de grade. 

A maioria das câmeras, até smartphones, terá a opção de mostrar a grade no visor ou na tela.

Nosso primeiro instinto ao tirar fotos é tirá-lo do nível dos olhos. 

Mas se você quiser se destacar, tente tirar fotos de diferentes pontos de vista. 

Analise seus concorrentes e tente fotografar de cima ou de lado e seja diferente deles com fotos originais de seus produtos.

Nunca aumente o zoom com a câmera do telefone

O zoom reduz a qualidade de uma imagem, pois ela é alterada digitalmente. 

No entanto, não pense nisso como uma desvantagem. Em vez disso, aproxime mais o smartphone do objeto para capturar outros detalhes interessantes sem perder o foco do seu produto!

Cortar, endireitar e limpar

Antes de se preocupar com cores e iluminação, verifique se o produto está enquadrado na tela do celular. 

Ajuste-o para eliminar partes indesejadas e reformular o assunto.

Selecionando o balanço de branco correto

Nossas lentes da câmera decodificam e capturam a cor de nossas fotos. 

Ao selecionar o balanço de branco correto manualmente, você pode escolher a melhor representação da luz para sua foto.

A maioria das câmeras terá uma opção de balanço automático de branco, mas você também precisará verificar se a câmera detectou o equilíbrio correto e ajustá-lo, se necessário.

Ajustar a exposição e o contraste

Exposição refere-se à quantidade de luz à qual o objeto está exposto. 

Editar isso pode mudar a luminosidade ou a escuridão.

Contraste refere-se à diferença entre a escuridão e o brilho entre certas partes da sua imagem. 

Aumentar o contraste tornará as diferenças mais evidentes e ajudará a sua imagem a aparecer. 

Encontre o equilíbrio certo entre ser cativante e realista.

O contraste da cor refere-se à diferença de cor entre o assunto e o plano de fundo. 

Quanto mais contrastantes são as cores, mais ênfase elas obtêm e mais se destacam.

Como o contraste afeta as fotos dos seus produtos

Para fotografia de produtos, escolha um plano de fundo com uma cor contrastante para o seu produto; isso trará foco e ênfase ao seu produto.

Por outro lado, se o produto e a cor do plano de fundo forem muito semelhantes, o plano de fundo e o produto serão combinados.

Usando a roda de cores para obter contraste

Se você deseja obter alto contraste, pode usar uma roda de cores e procurar cores opostas. 

Estas são as cores que você gostaria para o seu fundo!

Por exemplo, um produto principalmente de cor verde teria um bom contraste com um fundo vermelho, roxo ou laranja.

Fazer o seu produto parecer vivo nem sempre é fácil, mas aprendendo o básico do contraste de cores e como escolher a cor certa, a difícil tarefa de tirar a foto perfeita do produto ficará muito mais fácil!

Usando a saturação para adicionar cores

Saturação refere-se à intensidade das cores na sua imagem. 

Ao aumentar a saturação, você fará com que todas as cores da sua foto sejam exibidas e obtenha uma imagem mais vívida. 

No entanto, exagerar pode fazer com que sua imagem pareça artificial, tente encontrar o equilíbrio certo para obter uma vibração realista e animada, sem perder a cor real do produto, evitando assim possíveis divergências.

Aprimorando a imagem

Para ajudá-lo a mostrar os pequenos detalhes que diferenciam seus produtos, você pode aperfeiçoar sua imagem até que os aspectos em que você deseja que seu público-alvo fiquem claros. 

Quanto mais nítida for sua imagem, maior a chance de sua foto ser atraída.

Use as linhas principais para orientar os olhos dos espectadores

Nossos olhos são naturalmente atraídos por linhas, independentemente de serem verticais, paralelas, diagonais ou horizontais. 

Podemos usar esse fato para levar o seu possível cliente ao que queremos que ele se concentre.

Escolhendo a área certa para focar

Toda foto precisa de um ponto focal – o seu produto. 

No entanto, em alguns casos, pode haver vários elementos que você deseja mostrar ao mesmo tempo. 

E você pode ficar tentado o suficiente para se concentrar em tudo de uma vez.

Péssima ideia! 

Você pode acabar confundindo seus consumidores, pois eles não sabem em que parte da sua foto focar.

Escolhendo a iluminação certa

Você deseja usar a iluminação natural o máximo possível para obter uma foto brilhante e animada. 

No entanto, isso nem sempre é uma opção, pois a luz do dia mudará ao longo do dia. 

Portanto é importante pensar numa 2ª alternativa como um difusor de luz suave, os quais ajudarão a reduzir luzes e ofuscamentos severos ou luzes artificiais, como simples luminárias.

A iluminação é a primeira coisa que você deve considerar antes de tirar uma foto para garantir ótimos resultados. 

Você pode fazer isso usando iluminação natural ou uma Lightbox. 

Ambos podem dar à sua foto uma cor mais rica sem parecer artificial.

Não importa se você estiver usando um smartphone ou uma SLR digital, a iluminação é a chave principal para acertar a fotografia do produto. 

Enquanto fotógrafos profissionais usam uma variedade de ferramentas como refletores e lâmpadas para aperfeiçoar a iluminação, você pode capturar lindas fotos do seu produto, entendendo como a iluminação natural e artificial funciona.

Se você deseja reduzir sombras severas, use a luz natural corretamente e verá a diferença. 

A luz natural será diferente com base na hora do dia e você precisará brincar com as melhores horas do dia, com base nas características únicas do que está sendo clicado. 

A luz artificial é ótima se você está pensando em tirar imagens para um catálogo de produtos, porque garante que suas imagens tenham um equilíbrio de cores consistente em toda a sessão de fotos.

Também conhecida como ‘luz dura’, a luz artificial garantirá a textura da imagem do seu produto permanece claro e conciso, dando a você a criatividade para experimentar diferentes ângulos.

Usando diferentes ângulos

Para tirar a foto perfeita, na maioria dos casos, você não apenas terá que tirar a mesma foto repetidamente, mas também poderá tirar fotos de ângulos diferentes para ter uma perspectiva diferente.

Aqui está uma dica peculiar: brinque com ângulos, especialmente se você estiver usando uma configuração de luz artificial. 

Lembre-se sempre de que menos é mais, então você deve reduzir o espaço vazio em uma imagem ou concentrar-se em fotos macro (geralmente chamado modo retrato em smartphones).

Quanto mais você experimenta ângulos, melhor será o visual do seu produto, pois ajuda os consumidores vêem todos os diferentes aspectos do seu produto, os quais, de outra forma, não perceberiam em apenas uma foto.

Você pode colocar sua câmera no nivelada a base do produto para pegar uma ângulo singular ou você pode capturar a vista aérea do topo. 

Se você já possui uma configuração de plano de fundo consistente, sua sessão de fotos deve ser um sucesso clássico. 

Se você captura a imagem de um ângulo de 90 graus ou experimenta uma inclinação.

Plataforma giratória de giro da exposição de 360 graus

Para se destacar, você precisa ter mais do que fotos. 

Uma plataforma giratória de exibição giratória de 360 graus ajudará você a criar um clipe curto com o seu produto girando lentamente para que você possa exibi-lo de todos os lados, permitindo que seus clientes vejam todos os ângulos do seu produto.

Placas de reflexão

As placas de reflexão adicionam uma camada de beleza e elegância às fotos dos seus produtos. 

Além de fornecer um bom primeiro plano, também faz com que seu produto pareça sofisticado e convidativo. 

Ao mesmo tempo, elimina sombras de baixo refletindo sua luz de baixo.

Cenários de alta resolução

Se você deseja adicionar um toque de autenticidade aos seus produtos, use cenários de alta resolução com designs diferentes. 

Os desenhos em madeira podem dar uma sensação rústica às fotos dos seus produtos.

Sabemos que vender on-line pode ser um pouco intimidador. 

No entanto, com algumas ferramentas à sua disposição, você poderá se destacar da concorrência e tirar melhores fotos e vídeos de produtos que podem capturar a atenção do mercado.

Espero que essas dicas e truques o ajudem com sua jornada de fotos de produtos!

CADA FOTO RUIM É UM INCENTIVO A MAIS PARA VOCÊ PERDER A VENDA

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