90 / 100

manequim invisível: saiba como fazer essa técnica

Tenha as fotos de peças de roupas com volume,
sem a interferência de modelos ou manequins.
gi 2

POR GISELLE VERÍSSIMO

Atenção: Nós não fazemos as fotos, apenas o serviço de tratamento de imagem para manequim invisível. Esse processo é alinhado diretamente com a nossa fotógrafa Giselle.

Você sabe o que é manequim invisível?

Manequim invisível ou ghost (fantasma) nada mais é que uma técnica de pós produção onde consiste em uma montagem, uma imagem composta, onde mostramos a peça de roupa de forma que pareça preenchida, da mesma forma que se fosse fotografada vestida em um modelo ou manequim, mas sem com que eles apareçam.

É uma técnica bastante utilizada em fotografia de moda, onde o resultado é uma imagem mais realista estritamente focada no seu produto. 

Dessa forma, nenhuma interferência é aparente.

Se você tem um e-commerce no ramo de vestuário você já enfrentou o desafio de mostrar o seu produto da melhor maneira, mas de uma forma que não prejudicasse seu orçamento, não é mesmo?

Vamos te mostrar tudo que essa maneira de fotografar vestuário traz de benefícios para sua loja e faz com que seu cliente tenha uma noção melhor sem interferência de modelo ou manequim.

manequim-invisivel-camisa-pronta

SEJA DIFERENTE DO CONCORRENTE

Mostrar o produto de maneira que não confunda o cliente e que ele consiga compreender o caimento da peça. 

Eles precisam ver com clareza, pois não estão com o produto em mãos para ter a certeza do que estão comprando. 

São necessárias fotos com o caimento da roupa de forma que mostre os detalhes. 

Por isso fotos planas ou com peças apenas dobradas não oferecem esse nível de detalhes.

Contratar modelos para fotografar seus produtos pode ser um processo muito caro para quem está começando e os manequins podem trazer uma aparência não adequada, se fotografados em um ambiente errado ou se não são prontos para isso.

Por outro lado, o manequim ghost ou invisível pode lhe proporcionar fotos mais realistas, com formas e caimento ideal para seu produto e com um custo mais acessível.

Como fazer?

Você pode contratar um fotógrafo especializado em moda. Esta é uma maneira eficiente e de baixo custo para vender roupa na internet. 

Mas fotografar vestuário não é uma tarefa tão fácil! É preciso ter paciência e dedicação. 

Tudo precisa ser pensado de forma que consiga atender o seu consumidor de maneira eficiente.

Caso você queira fazer as fotos sozinho ou sozinha, será necessário fazer 2 fotos, sendo uma imagem da peça de roupa colocada em um manequim com vista frontal e outra foto da parte interior do produto. 

Veja o exemplo abaixo:

manequim-invisivel-camisa-como-compor
Foto: Gabriel Roglez

Essas imagens ganham um efeito tridimensional. 

A primeira foto é feita no manequim. 

A segunda e todas as fotos adicionais são vistas planas de qualquer parte do interior da peça, normalmente são fotografadas do avesso. 

Essa imagem é feita para substituir a parte onde o manequim aparece.

Geralmente é feita em uma Foam board (placa de espuma) branca. 

O produto é esticado com alfinetes e a parte interna é exposta. 

É mostrado a etiqueta, forro de tom diferente ou estampa de outra cor. 

A maneira mais rápida seria fotografar a peça virada do avesso no manequim, acompanhando as formas, assim como exemplo abaixo:

manequim-invisivel-calca-antes-e-depois
Foto: Gabriel Roglez

A imagem da parte interna da roupa é sobreposta na imagem principal, adequando e encaixando de maneira com que ela pareça uma única imagem, como foi mostrado no exemplo anterior. 

Este é o estilo mais utilizado em grandes e-commerces pelo mundo afora. 

É uma maneira fácil e mais em conta.

Resultado final:

manequim-invisivel-camisa-imagem-final
Montagem do manequim invisível – 1001 Clicks®
manequim-calca-imagem-final
Montagem do manequim invisível – 1001 Clicks®

Que tipo de manequim usar e como fotografar?

Qual a cor de manequim escolher? Um manequim branco fosco para fotografia é a melhor opção: eles não refletem luz e se fundem com o fundo branco.

Escolha o tamanho certo. Tenha certeza de que o manequim escolhido seja adequado para fotografar seu produto, usando o tamanho da peça certo ou adaptando a peça para que ela se encaixe corretamente.

Capture o produto de todos os ângulos possíveis. Se você estiver tirando fotos de um modelo real ou de um manequim, você precisa capturar o produto de todos os lados.

Evite poses dinâmicas. Poses estáticas são melhores quando se trata de mostrar as roupas corretamente.

Verifique se o seu fundo é branco. Se você trabalha com fotografia de manequim fantasma, não experimente cenários de textura e multicoloridos. 

branco é o melhor para vender o produto.

Equipamento para fotografia de manequim fantasma

Para obter o efeito de fotografia de manequim fantasma, você simplesmente precisa saber como criar fotos profissionais em um estúdio. 

O efeito em si não salvará as imagens se a qualidade delas for baixa. 

É por isso que é crucial saber como configurar seu equipamento profissionalmente.

equipamento para fotografar manequim invisivel

Itens necessários

Equipamento básico. O equipamento padrão inclui um manequim para fotografia, roupas, uma câmera DSLR, um tripé, iluminação e, é claro, o fundo. 

Não se esqueça das ferramentas de modelagem, pois são usados clipes, alfinetes, fita adesiva, papel de seda e muito mais para ajudar as roupas a se ajustarem mais firmemente.

Cuidado com o posicionamento da sua câmera. Quando você tira uma foto de qualquer produto, é importante lembrar de colocar a câmera diretamente na frente da área que você está fotografando. 

Isso significa que, quando estiver tirando uma foto de uma blusa, coloque a câmera no nível do peito e, ao fotografar shorts, coloque-a na área do quadril.

Se você desconsiderar essa regra e tirar a foto muito alta ou muito baixa, a roupa parecerá imprecisa e distorcida.

Configuração de raio. A maneira mais barata de iluminar suas roupas com o melhor manequim para fotografia é usar a luz solar natural. 

Ter uma iluminação consistente o tornará independente e mais profissional.

Configure a luz corretamente. Se você não possui equipamento de iluminação, coloque seu equipamento e o manequim em frente à janela. 

Isso deve ser suficiente para criar uma profundidade de campo que garantirá que o produto permaneça nítido. 

Se você deseja expor a cena e controlar as configurações no modo manual, recomendamos que você aprenda sobre o medidor de luz embutido na sua câmera.

Muito espaço. Os equipamentos profissionais de estúdio ocupam muito espaço; portanto, ao preparar um conjunto de fotografias de manequins fantasmas, verifique se você tem espaço suficiente para todo o seu equipamento e manequins.

Configurações de câmera corretas para fotografia de manequim fantasma

Mesmo se você for um habilidoso editor de fotos, defina as configurações corretas da câmera.

ISO. Sempre lembre-se de que, ao tirar uma foto para uma fotografia de manequim fantasma, você precisa manter o ISO o mais baixo possível. 

As imagens com alto ISO são granuladas e não retêm todos os detalhes. Use um tripé para manter seu ISO mínimo (100-200). As imagens finais serão nítidas e nítidas.

Abertura. A abertura é responsável pelo foco e quanta luz entra na câmera. 

Embora o número f pequeno seja ótimo para alguns estilos de fotografia, quando se trata de serviço de manequins fantasmas, o número f deve ser maior que 11. 

Abertura pequena) mantém o objeto inteiro em foco, em vez de apenas destacar um certo aspecto dele .

Balanço de branco. Defina o balanço de brancos para o modo automático e a câmera fará isso por você.

Manequins para fotografia de vestuário

Existe no mercado manequins preparados para esse tipo de fotografia, onde ele apresenta-se com partes removíveis, pois assim é possível configurá-lo para cada tipo de roupa.

Se você não deseja retocar suas fotos e fazer uma fotografia de manequim fantasma, pode investir dinheiro comprando manequins invisíveis. 

Esses manequins de fotografia para venda consistem em muitas partes e cada parte tem um uso especial, que pode exibir melhor suas roupas. 

Geralmente eles têm 8 partes que podem ser facilmente separadas. 

Na maioria das vezes, você usará o tórax e os braços removíveis, pois essas peças são sempre “vistas” em termos de fotografia regular de manequins.

Geralmente é decapitado e possui partes do corpo destacáveis (pescoço, braços, peito) para que não distraiam os clientes em potencial do produto. 

Manequins como esses são especialmente úteis para lojas de varejo e fotógrafos de moda: o formato das roupas que eles seguram é atraente para os olhos.

Com ele é possível fazer camisetas com gola em V, vestidos de manga curta, saias, entre tantos outros modelos, pois ele facilita o recorte das peças do manequim que ficarem aparente ou simplesmente nem aparecem.

Existem diversos modelos no mercado sob encomenda, mas manequins em branco mate tendem a ser não-reflexivos, se fotografados em fundo branco o que facilita muito na edição das imagens finais.

Prós e Contras da fotografia de manequim fantasma

manequim-invisivel-regata

Prós

  • Ótimo para exibir características das roupas, como forros e punhos internos.
  • Rápido e simples de estilizar.
  • Ajuda os clientes a visualizar as roupas como se estivessem vestidas.

Contras

  • Qualquer técnica de fotografia fantasma requer trabalho de pós-produção de foto e composição de imagem.

Assim, mantendo essas peças invisíveis, você ajudará os clientes a se imaginarem mais facilmente vestindo as roupas.

 Em termos de tipos de roupas, a fotografia invisível de manequins é bastante útil para roupas como blazers, jeans, jaquetas e camisas. 

A maior vantagem deles é que eles podem dar vida às suas roupas sem a necessidade do Photoshop.

Em síntese, o manequim invisível torna mais acessível a fotografia de vestuário e mostra o produto de uma maneira integral em apenas uma imagem composta, tirando o foco do modelo ou manequim aparente.

CADA FOTO RUIM É UM INCENTIVO A MAIS PARA VOCÊ PERDER A VENDA

mude este cenário

×