89 / 100

Perfil de cores: Qual é o correto para e-commerce?

Existem alguns tipos de perfis de cores para cada segmento. É preciso se atentar para qual mídia a imagem será utilizada.

gi 2

POR GISELLE VERÍSSIMO

Qual a diferença no perfil de cores entre RGB E CMYK?

Você vê uma cor no monitor e na impressão ser outra? 

Ou mesmo imprimiu uma foto, que no seu monitor estava linda, mas na impressão estava com a cor “lavada”? 

Isso acontece por você não ter escolhido o perfil de cor adequado para a finalidade.

Antes de contratar qualquer profissional, seja fotógrafo, designer gráfico, editor de imagem ou mesmo para você fazer um projeto. 

É importante saber qual é o seu objetivo: mídias digitais ou impressão?

Desta forma, você evita erros no fechamento do arquivo e alterações de cores nas imagens digitais ou impressas.

Os padrões RGB e CMYK são perfis de cores utilizados para a criação de web design, materiais gráficos e material destinado a publicidade impressa e online. 

Para e-commerce e imagens para projetos online ou aplicativos em geral é utilizada o padrão RGB.

RGB

perfil-de-cores-rgb

RGB é uma sigla é muito conhecida no meio fotográfico e para quem usa imagem digital na internet. Elas são as iniciais das cores

Red – (vermelho)

Green – (verde)

Blue – (azul)

Este perfil de cor é utilizado para visualização de suas imagens nos monitores tanto do computador, celular, tablet, câmeras digitais, projetores e TV.

Tentando explicar de maneira mais simples: essas três cores primárias se misturam para formar cores novas, utilizando luz para formar essas cores que são reconhecidas pelo seu monitor e faz com que você tenha certeza do que vê.

Já para quem entende um pouco mais: “Essas representações são formadas por três números que variam entre 0 e 255

Confira alguns exemplos:

  • Branco: 255, 255, 255;
  • Azul: 0, 0, 255;
  • Vermelho: 255, 0, 0;
  • Verde: 0, 255, 0;
  • Amarelo: 255, 255, 0.
 

O RGB emite sua própria luz e forma cores a partir do vermelho, verde e azul, podendo, inclusive, adicionar cores para criar novas. 

Por isso o RGB é utilizado em monitores e televisões.

É essa capacidade de adicionar novas cores que faz com que o RGB possua uma escala de cores maior.”

Fonte: https://helioprint.com.br/blog/rgb-cmyk-pantone/

Nós da 1001 Clicks® nos especializamos no padrão e-commerce, ou seja, nossas imagens são entregues no perfil de cor pronto para internet, o RGB, para que você possa subir as imagens do seu produto com qualidade e fidelidade de cor.

Como o intuito do e-commerce é a utilização das fotos dos produtos para serem usadas em sites, marketplace, rede sociais e afins. 

Assim, entregamos todas as imagens nesse perfil.

CMYK

perfil-de-cores-cmyk

Caso precise usar essas mesmas imagens em catálogo ou algo do gênero, sugerimos que troque para o perfil de cor CMYK (ciano, magenta, amarelo e preta).

Pois a diferença do perfil é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa.

Pensando em larga escala pode gerar grandes problemas, imagina se você enviar para gráfica imprimir uma arte em arquivo com perfil de cor RGB sendo, sei lá, 10.0000 exemplares do seu catálogo e as cores dos produtos saem totalmente erradas do que você estava vendo no monitor?

Grande desespero né?

“Porque a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzida a partir do ciano, magenta, amarelo e preto que com certeza terá variação na impressão.”

Fonte: http://www.formacerta.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-de-rgb-e-cmyk/

Para entender um pouco melhor o CMYK, que é a pigmentação de 4 cores:

CianoMagentaYellow (Amarelo) e BlacK (preto) – padrão para qualquer impressão.Esse perfil de cor, misturas as tintas (pigmento) sobre o papel a ser impresso, gerando outras cores a partir das 4.

Aqui na 1001 Clicks entregamos o arquivo preparado para internet, mas se você precisa que a foto esteja pronta para impressão, poderemos deixá-la na maior resolução possível, mas será necessário preparar o arquivo para impressão de maneira adequada. 

Portanto você precisa verificar a possibilidade de enviar a foto que iremos te entregar para um designer gráfico ou algum profissional que entenda sobre perfil de cores para que sua tiragem não sai errada. 

Ele irá configurar o perfil corretamente de acordo com o pedido da gráfica para que tudo saia corretamente.

Preste sempre muita atenção se o seu intuito forem fotos para impressão de catálogo. Isso evita transtornos e, principalmente, gastos desnecessários.

CADA FOTO RUIM É UM INCENTIVO A MAIS PARA VOCÊ PERDER A VENDA

mude este cenário

×